* 13.06.1859 - Freguesia de Tojal (Satão) / Portugal
+ 10.1926 - João Pessoa-PB / Brasil
Filho de:
José Maria Dias de Carvalho e Marianna Augusta de Figueiredo
Site português: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=133733
Neto de:
José Diaz de Carvalho e de Maria do Carmo Diaz de Carvalho (avós paternos)
José Maria Carneiro e de Mariana Norberta Carneiro (avós maternos)
Irmão do Lopo José de Figueiredo Carvalho
Fontes:
Conversas com familiares, Documentos, Sites e Livro:
https://www.familysearch.org/pt/
Site português: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=133733
Livro:http://books.google.com.br/books/about/Roteiro_sentimental_de_uma_cidade.html?id=-MwXAAAAIAAJ&redir_esc=y%20Edi%C3%A7%C3%A3o%201962
António Augusto de Figueiredo Carvalho, chegou ao Brasil em 22.10.1873, como caixeiro viajante, durante o reinado de Dom Luiz 1º como consta neste documento de número 140700, do Consulado de Portugal no Recife-PE
Tinha 20 anos de idade. Solteiro, cabelos e olhos castanhos, bigode e pele branca
Antônio Augusto possuía um dedo a mais na mão direita e um dedo a mais em cada pé. Era conhecido como Carvalho 21, pois não sabiam que tinha a mesma anomalia nos pés, e quando o chamavam de Carvalho 21, ele corrigia com bom humor: Carvalho 23!
Documento do Consulado em Pernambuco
Engenheiro, trabalhou na construção dos portos de Salvador-BA, Recife-PE e João Pessoa-PB
Porto de Salvador Porto do Recife
Porto de Cabedelo-Paraíba
Casou duas vezes e teve um total de 15 filhos
O primeiro casamento foi com Maria Eufrozina de Figueiredo Carvalho, no dia 17.06.1882 em Salvador-BA. Baiana, filha do alemão Diogo Werner Barros e Francisca Ferreira de Barros
Enviuvou, casando-se depois com Joaquina Augusta de Figueiredo Carvalho (Mãe Quininha), no dia 17.12.1892 em João Pessoa-PB. Filha de um oficial do Piauí
A trabalho, Antônio Augusto foi morar no Recife, onde nasceu o primeiro filho do casal, Antônio Augusto do casamento com Maria Eufrosina
Concluído o trabalho no Recife, mudou com a família para a Paraíba, para executar obras no Porto de Cabedelo na função de Condutor da Comissão de Melhoramento
Estabelecendo-se a princípio no município de Barreiras, hoje Bayeux, onde adquiriu propriedades e passava as férias com a família
O Prefeito de Santa Rita, por Barreiras ser distrito da mesma, colocou o nome do Antônio Augusto em uma das principais ruas cidade: Avenida engenheiro de Carvalho
Avenida Engenheiro de Carvalho (Bayer-Paraiba-Brasil)
Por ser proprietário do casarão onde funcionou por longos anos a Prefeitura Municipal de Bayeux, em frente a casa do MInistro José Américo de Almeida, conseguiu uma parada obrigatória para os trens do distrito de Barreiras
Com o falecimento do Antônio Augusto de Figueiredo Carvalho em 1929, o casarão foi herdado pelo filho Nelsom Augusto de Figueiredo Carvalho, filho do seu segundo casamento com Joaquina Augusta de Figueiredo Carvalho (mãe Quininha). Nelsom viveu alguns anos no casarão e depois o vendeu
Depois fixou residência em João Pessoa-PB, onde assumiu a chefia dos estudos sobre a construção do Porto na enseada de Tambaú, permanecendo no cargo por um ano
Foto Casa do vovô Carvalho
Rua da Areia-700 João Pessoa-PB. Uma bonita casa com escadaria em mármore e oratório
Participou do projeto de canalização da água da cidade de João Pessoa, como Diretor de Obras Públicas do estado da Paraiba, em maio de 1895
Barragem do açude de Marés (abastece a cidade de João Pessoa)
Marés (foto recebida Maria Carolina)
A água que abastece João Pessoa veio da propriedade das Marés, que pertencia a mãe de Luiz Cousseiro (Helena) e de seu segundo marido (Abdo) padrasto de Luiz (Lu), que mais tarde se tornaria marido de Mª Carolina Ferreira soares/Soares Cousseiro (Ló), neta de António Augusto e filha da Maria Angelina de Figueiredo Carvalho-Gila , minha avó
Ainda no ano de 1895, em 24 de agosto, o engenheiro Antônio Augusto de Figueiredo Carvalho iniciou a construção da Ferrovia Ferro Carril. O material para a ferrovia, foi adquirido em Berlim com a firma Katzemsteim e Kappel, chegando pelo navio Luma em 25 de março de 1896. A inauguração da Ferro Carril ocorreu em 06 de junho de 1896. Como inicio construiu o prédio que iria servir de escritório da Companhia, ao lado da antiga "Great-Western", onde trabalhou como engenheiro em Cabedelo. Depois a Great-Western passou a se chamar RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) atual Companhia Brasileira de Transportes Urbanos
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Teatro Santa Roza
Foi um dos fundadores, sócio proprietário e benemérito do Teatro Santa Roza. O jornal "A Gazeta do Comércio", do dia 30 de janeiro de 1896, fez um agradecimento ao engenheiro Diretor António Augusto, pela solicitude na substituição da corda do lustre do Teatro Santa Rosa por uma corrente de ferro.
E ainda registra o melhoramento introduzido ao teatro pela inauguração de dois bonitos lampiões
Casa da Pólvora
A casa da Pólvora de arquitetura Militar, está situada no centro da cidade de João Pessoa-PB, na Ladeira de São Francisco. De grande valor histórico, o prédio foi tombado pelo IPHAN. Encontra-se sobre os alicerces do antigo forte edificado em 1585. Em 1711, entrou num processo de deterioração, não se encontrando referências quanto ao seu uso por quase 200 anos, quando em 1902 passou a ser depósito de explosivos destinados a uma companhia de pesca. Por ser uma construção de caráter oficial pertenceu primitivamente a Coroa Portuguesa. Com a independência, até o ano de 1902, passou a ser um próprio nacional. Foi então arrematada em leilão pelo engenheiro Antônio Augusto de Figueiredo Carvalho que tratou de conservá-la. Quando da sua morte coube como herança a um filho que a vendeu
Todos os anos no dia do seu aniversário (13 de junho dia de Santo Antônio), Antônio Augusto era homenageado pela Banda de música do Estado da Paraíba
Livro que pertenceu a Maria Carolina (Ló-neta do Antônio Augusto)
Informações sobre Antônio Augusto de Figueiredo Carvalho:
Entrevista com familiares
Internet e livro "Roteiro Sentimental de uma Cidade", do jornalista e escritor paraibano Walfredo Rodriguez (Portos, Projeto de canalização, Teatro Santa Rosa etc.)